sábado, 11 de janeiro de 2014

Nomes de Menina

Sempre tive muito apreço por meninas. Sempre quis ter filhas, umas seis, e ao longo da vida, fui escolhendo nomes para minhas filhas. 

Quando engravidei a primeira vez, eu tive certeza de que se tratava de uma menina, e eu já tinha escolhido o nome dela desde a minha adolescência:


GIOVANNA: Giovanna é a forma italiana e feminina do nome próprio João. No italiano é o feminino de Giovanni. O seu equivalente em português seria Joana.

Todos os nomes citados acima emanam do hebraico e são uma versão de Iohanan.

Este nome significa "dávida de Deus" ou "presente de Deus". Outros possíveis significados são: "Deus é cheio de graça", "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus" e "Deus perdoa".


Mas há outros nomes que me interessam:

foto tirada do site: 

AMANDA: Nome com origem no latim amandus, que significa que deve ser amada.

Amanda é intuitiva e sensível e procura realizar-se no plano afectivo a qualquer preço. Muitos são os homens que se rendem aos seus encantos, o que em muitos casos é sinónimo de problemas e decisões difíceis.

Quando se desilude, Amanda prefere livrar-se dos laços estreitos da vida amorosa.




REBECA: Vem do hebraico Ribhqah, que significa "união" ou "ligação".

Na Bíblia, no livro do Gênesis, era a mãe de Jacó e Esaú, considerada uma mulher de muita beleza. Por associação a essa personagem, o nome Rebeca passou também a significar "mulher com uma beleza que cativa (ou prende) os homens".


ANTÔNIA: Feminino do nome Antônio

Tem origem no latim Antonius, um nome de família romano. Era usado inicialmente apenas como sobrenome. Estudiosos acreditam que a origem desse nome latino é etrusca mas o seu significado é desconhecido. Existem, no entanto, tentativas de traduzir o nome Antônia. "Sem preço", "de valor incalculável" e "digna de louvor" são alguns dos significados propostos.


TALITA: Significa "menina", ou "moça" em aramaico, e tornou-se popular por causa da frase Talita cumi, que significa "menina, levanta-te", proferida por Jesus ao ressuscitar uma menina.


ALINE: A origem do nome Aline é incerta e um pouco complexa. O mais provável é que Aline seja um diminutivo do nome próprio Adelineque começou a ser utilizado na europa na era medieval. O nome parece ter origem no germânico Adela, que usa o elemento adal, que significa "nobre".

Então Aline é um dimnutivo de Adeline, que também era em si um apelido carinhoso para as pessoas chamadas Adele. Adele era simplesmente a forma francesa do nome medieval de origem germânica "Adela".

Outras teorias apontam para uma origem armênia do nome, significando "portadora da luz", ou mesmo uma origem gaélica, com o significado de "bela", "adorável".

Um comentário:

  1. qual é o significado de Luzia ,Pierry ,Pedro e Pietra .....
    É só pode me responder ?
    Obrigada

    ResponderExcluir

O que você está pensando sobre o que eu escrevi?