terça-feira, 18 de outubro de 2011

Profissão: Perigo!


Uma das coisas que mais me incomoda em ser professora, é isso que mostra de forma engraçada, a charge acima.
Seria engraçado se não fosse verdadeiramente trágico.
Hoje com a Bolsa Família e o Cartão Carioca, as famílias pobres cariocas colocam seus filhos nas escolas pra que eles possam ter direito a esses benefícios. Porém não dão o mínimo de educação, não zelam por eles, nem dignificam a coitada da professora que larga sua casa e sua família pra dar aula.
E pasmem! A maioria sequer acredita que "dar aula" seja um "trabalho" ou um "emprego".
As escolas, principalmente os CIEP, são hoje depósito de crianças. Elas vêm à escola sujas, com todos os tipos de doenças dermatológicas e parasitas que são possíveis... e ai da profi se reclamar. Se a profi faltar por doença (sua ou de sua família), capaz dos pais de seus alunos se dirigem a CRE (engraçado, nessas horas eles tem dinheiro, mas nao tem dinheiro pra mandar o filho com lápis, borracha e apontador pra escola, sem falar no kit escolar dado pela prefeitura que é vendido pelos pais) pra dizer que a "filha da dignissima" está de novo doente... (afinal elas, as mães, acreditam que nós somos robôs).
Aliás, verdade seja dita, não são só as mães que nos tem como robôs, o próprio Ministro da Educação acredita nisso já que quer aumentar em 20 dias os dias letivos.
Krk... ele não lembra que nós temos família? Que temos filhos? Que precisamos fazer comida, faxina, passar roupa, cuidar dos nossos filhos e maridos, que também comemoramos Natal e Reveillon...
Por isso essa profissão leva tanta gente ao suicídio, tantos são acometidos de doenças psicossomáticas, a maioria qd chega o tempo de se aposentar já estão sem rins, sem garganta, com tosse crônica ou "encostados" pela psiquiatria.
Eu mesma em 3 anos trabalhando na Rede Municipal do RJ adoeci muito mais do que no resto da minha vida toda. Até um filho eu perdi!
Assim caminha a humanidade, desvalorizando o único ser vivo capaz de ensinar alguém a ser alguma coisa, porq a FAMÍLIA já não faz mais isso há muito tempo, principalmente, depois de anos de ditadura... Hoje tudo traumatiza, tudo é constrangimento, tudo é ferir os direitos e ninguém tem deveres, graças à Psicologia e ao ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Enquanto isso vamos vendo nossas crianças roubando, cheirando, jogando limões nos sinais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você está pensando sobre o que eu escrevi?